sexta-feira, 7 de junho de 2013

Instituto ABCD depoimentos - Dislexia em família.


Dislexia - Pais e Responsáveis
Os transtornos de aprendizagem tem impacto negativo na vida de crianças, de jovens e consequentemente em suas famílias. Assim, quanto mais precoce a intervenção, melhores serão os resultados alcançados.
Vale lembrar que não existe uma receita para tratamento dos transtornos de aprendizagem. Geralmente, uma abordagem eficiente requer a integração de ações na família, na escola e de especialistas da área.
Também não existem medicamentos para o tratamento dos transtornos de aprendizagem. Em alguns casos, a equipe médica deverá avaliar a necessidade de tratamento medicamentoso para condições que estão frequentemente associadas aos transtornos de aprendizagem, como o TDAH e os transtornos psico-afetivos.
Abaixo seguem algumas sugestões para familiares de disléxicos
• Apoio incondicional: a criança ou jovem com transtorno de aprendizagem precisa de suporte para enfrentar e superar as barreiras que lhe são impostas pelo ambiente escolar. Não se trata de preguiça ou corpo mole.
• Providenciar um diagnóstico multidisciplinar.
• Realizar, através de uma equipe interdisciplinar especializada, o acompanhamento de longo prazo. 
• Escolher uma escola que esteja disposta a realizar as adaptações acadêmicas de acordo com o grau da dificuldade da criança ou jovem e a trabalhar em parceria com a equipe interdisciplinar e com a família
• Estimular habilidades de autoconhecimento, como a forma de aprendizagem, necessidades para aprendizagem e habilidade para comunicar essas necessidades
• Ressaltar os acertos e não enfatizar os erros.
• Incentivar seu filho a realizar as atividades que ele gosta e faz bem feito.
• Frequentar livrarias com seu filho para que ele possa descobrir o prazer que um livro proporciona.
• Ler histórias que estejam no nível de compreensão de seu filho.
• Brincar com seu filho de fazer rimas e jogos com palavras.
Seguem alguns materiais para Pais e Responsáveis:
O desafio de educar lidando com os problemas na aprendizagem e no comportamento

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